PLANEJAMENTO
1º BIMESTRE 2014 - 2º ANO
PORTUGUÊS
- Aspectos
Tipológicos predominante: NARRAR
•
Gêneros
Textuais
- Cantigas;(T
C) -História Infantil (F)
-
Parlendas.(TC)
RELATAR
-Relato de
experiência vivida;(F I)
-Registro de
nascimento.(I)
ARGUMENTAR:
-Cartaz (F)
PRESCREVER
AÇÕES
-Lista
CONTEÚDOS CURRICULARES
EIXO:CULTURA DA
ESCRITA
-
Reconhecimento de espaços de circulação
dos textos.(I T C)
-Reconhecimento
de espaços de
manutenção, preservação, distribuição
e venda de material
escrito.(I/T/C )
-Reconhecimento
de instrumentos e tecnologias utilizados para o registro.(lápis até
computador)(I/T/C)
EIXO:LEITURA
- Leitura de
textos de diferentes gêneros textuais,veiculados em
diferentes suportes textuais.(Prof/aluno)(I T C)
-
Interpretação de formas variadas de representação: mímica, desenho,
dramatização, pintura entre outros. (partindo do gênero trabalhado) (I T C)
-Leitura com
fluência,entonação e ritmo.(T C)
EIXO:ORALIDADE
- Reprodução
e síntese oral das idéias; (I T C)
-Contexto de
produção;(T C )
-
Participação nas exposições orais; (I T C)
EIXO:APROPIAÇÃO DO
SISTEMA DA ESCRITA
- Distinção
entre os símbolos da escrita e outros grafismos; (R)
-
Conhecimento da direção convencional da escrita e da leitura; (R)
- Utilização
das letras do alfabeto nas tentativas de escrita, com compreensão do princípio
alfabético da língua. (T C)
-Distinção
entre letras e sílabas; (I T)
EIXO:
PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA
-Produção de texto, considerando o gênero trabalhado, o
interlocutor,o contexto de produção, o suporte, seu veículo de circulação e sua
função social.(T C)
EIXO:ANÁLISE
LINGUÍSTICA
-Emprego de
palavras com sílabas canônicas (simples); ( T C)
-Uso do
traçado legível.( T C)
-Direção
correta da escrita.(T C)
-Segmentação
entre as palavras (espaço em branco
entre uma palavra e outra);(T C)
MATEMÁTICA
NÚMERO E
OPERAÇÕES
-Função
social do número;
-Significado
de:classificação,seriação,seqüência,inclusão de classe e conservação;
-Agrupamentos
e trocas nas diferentes bases.
-Sistema de
numeração decimal .
-Valor
posicional: unidade,dezena e registro de quantidades até 19.
-composição e
decomposição de numerais.
-Seriação;sucessor
e antecessor.
-Operações
:adição e subtração.
GEOMETRIA
-Exploração e
localização em espaços próximos (sala de aula, escola,vizinhança)tendo como
referência o próprio corpo.
MEDIDA
•
Tempo
Duração
e seqüência temporal (hora;dia-manhã, tarde e noite,antes,durante e
depois;significado de rápido e lento;dia,semana,mês e ano);logo após, muito
depois, muito antes, um pouco antes,agora;hoje e amanhã; linha do tempo com
fatos da vida do educando.
TRATAMENTO DE
INFORMAÇÕES
- Organização dos dados (com desenhos e objetos) em
tabelas.
HISTÓRIA
CONTEXTO DE
INSERÇÃO SOCIAL
•
VIDA
/TRABALHO/RELAÇÕES DE PODER
-Retomada das questões do 1º ano;
-Gastos
internos do grupo familiar;
-Bens
permanentes e de consumo;
-Quem e como
se pagam os bens;
- O que ,para
que,e para quem se produz?
GEOGRAFIA
NOÇÕES DE
ESPAÇO
Orientação e
Localização:
#A
partir do lugar que ocupa na sala ,na casa,na,escola
•
O espaço
da escola ;
•
A minha
casa: o meu espaço dentro da minha casa;
#
Noções de Tempo:
•
Simultaneidade e
permanência
•
Retomada
das noções de ontem/hoje/amanhã;manhã/tarde/noite;dia/noite;semana/mês e ano;
CIÊNCIAS
NOÇÕES DE
ASTRONOMIA
Sol:
#
Luz solar:
•
Aspecto
do dia e da noite;
•
Nascente/poente;
•
Movimento
referencial;
•
Projeção
da sombra.
ARTES
Artes
Visuais:
#Elementos
Formais
•
Ponto
•
Linha
•
Cor
Teatro:
#Elementos
Formais
•
Personagem(Expressão
facial,corporal e gestual)
•
Espaço
Cênico (Alternativo;sala de aula,pátio,em roda)
•
Improvisação
e adaptação
#Composição
•
Representação(mímica,dedoches,fantoches)
MÚSICA
#Elementos Formais
•
Som da
natureza e produzido
•
Ritmo(canção
de ninar,cantigas de roda,folclóricas)
ENSINO RELIGIOSO
EIXO:Ethos
_Quem sou eu?
•
Saber
conviver com as diferenças .
•
Como
viver em paz consigo mesmo e com os outros.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE COM O TEMA
TRANSVERSAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário