PLANEJAMENTO 2º ANO

PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE 2014 - 2º ANO

PORTUGUÊS

- Aspectos Tipológicos predominante: NARRAR
         Gêneros Textuais
- Cantigas;(T C)      -História Infantil (F)
- Parlendas.(TC)     
 RELATAR
-Relato de experiência vivida;(F I)
-Registro de nascimento.(I)
ARGUMENTAR:
-Cartaz (F)
PRESCREVER AÇÕES
-Lista

CONTEÚDOS  CURRICULARES

EIXO:CULTURA  DA  ESCRITA
- Reconhecimento de  espaços de circulação dos  textos.(I T C)
-Reconhecimento de  espaços  de  manutenção, preservação, distribuição  e  venda de material escrito.(I/T/C )
-Reconhecimento de instrumentos e tecnologias utilizados para o registro.(lápis até computador)(I/T/C)

EIXO:LEITURA
- Leitura de textos  de  diferentes gêneros textuais,veiculados em diferentes suportes textuais.(Prof/aluno)(I T C)
- Interpretação de formas variadas de representação: mímica, desenho, dramatização, pintura entre outros. (partindo do gênero trabalhado) (I T C)
-Leitura com fluência,entonação e ritmo.(T C)

EIXO:ORALIDADE
- Reprodução e síntese oral das idéias; (I T C)
-Contexto de produção;(T C )
- Participação nas exposições orais; (I T C)

EIXO:APROPIAÇÃO  DO  SISTEMA DA ESCRITA
- Distinção entre os símbolos da escrita e outros grafismos; (R)
- Conhecimento da direção convencional da escrita e da leitura; (R)
- Utilização das letras do alfabeto nas tentativas de escrita, com compreensão do princípio alfabético da língua. (T C)
-Distinção entre letras e sílabas; (I T)

EIXO: PRODUÇÃO ORAL E ESCRITA
-Produção  de texto, considerando o gênero trabalhado, o interlocutor,o contexto de produção, o suporte, seu veículo de circulação e sua função social.(T C)

EIXO:ANÁLISE LINGUÍSTICA
-Emprego de palavras com sílabas canônicas (simples); ( T C)
-Uso do traçado legível.( T C)
-Direção correta  da escrita.(T C)
-Segmentação entre  as palavras (espaço em branco entre uma palavra e outra);(T C)

MATEMÁTICA

NÚMERO E OPERAÇÕES
-Função social do número;
-Significado de:classificação,seriação,seqüência,inclusão de classe e conservação;
-Agrupamentos e trocas nas diferentes bases.
-Sistema de numeração decimal .
-Valor posicional: unidade,dezena e registro de quantidades até 19.
-composição e decomposição  de numerais.
-Seriação;sucessor e antecessor.
-Operações :adição e subtração.

GEOMETRIA
-Exploração e localização em espaços próximos (sala de aula, escola,vizinhança)tendo como referência o próprio corpo.

MEDIDA
         Tempo
Duração e seqüência temporal (hora;dia-manhã, tarde e noite,antes,durante e depois;significado de rápido e lento;dia,semana,mês e ano);logo após, muito depois, muito antes, um pouco antes,agora;hoje e amanhã; linha do tempo com fatos da vida do educando.
TRATAMENTO DE INFORMAÇÕES
  • Organização dos  dados (com desenhos e objetos) em tabelas.

HISTÓRIA

CONTEXTO DE INSERÇÃO SOCIAL
         VIDA /TRABALHO/RELAÇÕES DE PODER
-Retomada  das questões do 1º ano;
-Gastos internos do grupo familiar;
-Bens permanentes e de consumo;
-Quem e como se pagam os bens;
- O que ,para que,e para quem se produz?

GEOGRAFIA

NOÇÕES DE ESPAÇO
Orientação e Localização:
#A partir do lugar que ocupa na sala ,na casa,na,escola
         O espaço da escola ;
         A minha casa: o meu espaço dentro da minha casa;
# Noções de Tempo:
         Simultaneidade  e  permanência
         Retomada das noções de ontem/hoje/amanhã;manhã/tarde/noite;dia/noite;semana/mês e ano;

CIÊNCIAS

NOÇÕES DE ASTRONOMIA
Sol:
# Luz solar:
         Aspecto do dia e da noite;
         Nascente/poente;
         Movimento referencial;
         Projeção da sombra.

ARTES

Artes Visuais:
#Elementos Formais
         Ponto
         Linha
         Cor
Teatro:
#Elementos Formais
         Personagem(Expressão facial,corporal e gestual)
         Espaço Cênico (Alternativo;sala de aula,pátio,em roda)
         Improvisação e adaptação
#Composição
         Representação(mímica,dedoches,fantoches)

MÚSICA

#Elementos Formais
         Som da natureza e produzido
         Ritmo(canção de ninar,cantigas de roda,folclóricas)

ENSINO RELIGIOSO

EIXO:Ethos
_Quem sou eu?
         Saber conviver com as diferenças .
         Como viver em paz consigo mesmo e com os outros.


CAMPANHA DA FRATERNIDADE COM O TEMA TRANSVERSAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário