PLANEJAMENTO 5º ANO

PLANEJAMENTO DO 1°BIMESTRE 2014  - 5° ANO.

Língua Portuguesa
*ASPECTOS TIPOLOGICOS  PREDOMINANTES: NARRAR
Gêneros textuais:
*Narrar:
-Proverbios ( T/ C)
- Piada (T/C )
* Expor :
Entrevista ( T / C )
*CONTÉUDOS CURRICULARES :
- Reconhecimento de espaço de circulação do textos ( I/T/C)
- Reconheceimento de espaço de manutenção , prevenção, distribuição e venda de material escrito.(I/T/C).
-Reconhecimento de contexto de uso de espaço de circulação de diferentes suportes de textos escritos.(I/T/C).
*EIXO : LEITURA
- Conhecimento da direção convencional da leitura (T/C)
- Leitura com fluência, entonação e ritmo (T/C)
-Estrutura da narração  (T/C)
- Reconhecimento da função e do valor semântico  (sentido das palavras dentro do texto) das palavras e dos elementos gramaticais no texto, Alfabeto, Encontro vocálico, Encontro Consonantal, Sufixo e Prefixo eza/esa, Dígrafos, Acentuação, Pontuação, Sílabas Tônicas, texto, Alfabeto, Encontro vocálico, Encontro Consonantal, Sufixo e  Prefixo eza/esa, Dígrafos, Acentuação, Pontuação,Sílabas Tônicas, Tipos de frases, Sinônimos, Antônimos, Homônimos e Paragrafação.
*EIXO:  ORALIDADE
- Contexto de produção (T/C)
- Veículo de circulação (T/C)
- Características de gêneros orais (T/C)
* EIXO : APROPRIAÇÃO DO SISTEMA A ESCRITA
-Reconhecimento da grafia das palavras (ortografia) (T/C)
*EIXO: PRODUÇÂO ORAL E ESCRITA
- Produção ( oral ou escrita ) de textos, considerando o gênero de trabalho, o interlocutor, o contexto de produção, o suporte, seu vinculo de circulação e sua função social. (T/C)

EIXO: ANALISE LINGUISTICA
-Uso do traço legível (T/C)
 -Emprego de  palavras com sílabas complexas (T/C)
-Emprego da paragrafação (T/C)
- Emprego da pontuação (T/C)
 -Expressão do domínio da capacidade de linguagem que o gênero requer
- Clareza/ coerência
- Progressão
-Idéias não contraditórias 
- Emprego adequado das letras com correspondência cruzada ou arbitraria (T/C)
- Emprego adequado das letras maiúsculas.


MATEMÁTICA
NÚMEROS E OPERAÇÃO:
 -Regularidades e regras presentes na seqüência dos números naturais
- Seriação: sucessor, antecessor, ordem  crescente e decrescente
- Sistema de numeração decimal
- Agrupamento e trocas
- Valor posicional: ordens e classes e registros de quantidades
- Leitura e escrita de numerais até 999.999, composição e decomposição de números naturais nas diversas ordens.
- Operação e suas idéias, adição, subtração, multiplicação e divisão
- Números ordinais usuais.
*GEOMETRIA:
   -Exploração e localização espacial em relação a objetos e locais (rua, bairro, cidade, região, estado, país, planeta, universo).
- Comparação entre as formas geométricas encontradas na natureza e nos objetos construídos pelo homem.
*MEDIDAS:
- Classificação do tempo: hora, dia, mês, bimestre , trimestre, na, qüinqüênio, década, século, milênio.
* TRATAMENTO DE INFORMAÇÃO
- Coleta e organização de dados.
- Construção de tabelas e gráficos ou colunas com uso de legenda.
- leitura e interpretação de  tabelas e de diferentes gráficos.
- Probabilidades .
HISTÒRIA
- Formas de organização da população nativa
- Semelhança e diferença entre povos.
- Relação de trabalho e poder formas e organização e produção do espaço .
- A luta pela sobrevivência.
-O papel do conhecimento entre as primeiras sociedades nativas brasileiras.
- As formas de organização social das sociedades primitivas.
GEOGRAFIA

*NOÇÕES DE ESPAÇO :
- Orientação e localização (I)
- Linhas terrestres – zonas climáticas da terra (I)
- Transposição da orientação corporal geográfica ( pontos cardeais e colaterais )
- Direções cardeais aplicada aos hemisférios da terra.
- Localização geográfica-coordenadas cartesianas e coordenadas geográficas.
- Espaço real e virtual.
* NOÇÔES DE TEMPO
- Fusos horários ou zonas horárias ;(I)
- Tempo real virtual. (I)
CIÊNCIAS
* EIXO : NOÇÕES DE ASTRONOMIA:
- Sol, Terra e outros corpos do universo
- Sistema solar
- Posição da Terra e demais planetas
-A terra e suas interações com a lua ;
- Lua: fases da lua;
- Eclipses: solar e lunar;
-Influencia da lua sobre a biosfera .
* EIXO: TRANSFORMAÇÃO E INTERAÇÃO DA MATÉRIA E DA ENERGIA:
- Ecossistema – relação de interdependência: ( O ser humano no planeta terra) ( sol, água, solo, ar, seres vivos)
- Ecossistema – condição básica de vida;
- Funções e condições de conservação do organismo:
-Alimentação/Sistema Digestório e Celular/0Funão Sensorial/Sistema Nervoso e Endócrino;
- Caracterização de alimentos;
-Origem dos alimentos-vegetais e animais;
- Transformação de energia;
- Produção de alimentos;
-Transformação e aproveitamento dos alimentos pela digestão;
- Estrutura e funcionamento do sistema digestório;
- absorção do sistema digestório e celular;
- Conservação dos alimentos
- Tipos de alimentos: naturais e industrializados, diferentes entre a produção e o consumo ;
- Necessidades nutricionais do homem ;
- Hábitos alimentares: diferenças culturais e de origem; (palestra com nutricionista).
- Estrutura e funcionamento dos órgãos dos sentidos: conceitos básicos;
- Estrutura e funcionamento do sistema nervos e endócrino: conceitos básicos;
* EIXO : SAÚDE E MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA

-Saúde do homem e do alimento.
-Sol.
-Produção da vitamina D.
-Questões alimentares;
-Higiene alimentar;
- Aditivos nos alimentos: funções e problemáticas;
- Saúde do homem;
- Higiene bucal.

LINGUAGEM ARTÍSTICA:

ARTES VISUAIS
ELEMENTOS FORMAIS:
-Linha
-Forma
-Cor
TEATRO
ELEMENTOS FORMAIS:
- Personagens (mascaras, maquiagem e figurino) (adereços)
- Espaço cênico (alternativo: sala de aula, pátio, em roda)
*COMPOSIÇÃO:
- Sonoplastia : adaptação e elaboração, utilização sons e músicas.
- Ritmo
DANÇA
ELEMENTO FORMAIS:
- Corpo: movimento corpo inteiro, partes, articulações, superfícies.
- Espaço: som: articulação som e movimento.

MÚSICA
*GENEROS / TEMAS:
- Cantigas de roda, canções folclóricas, MPB, canção de ninar, samba.

ENSINO RELIGIOSO
*EIXO:
TEMA TRANSVERSAL
-Campanha da fraternidade                                                                                    



Nenhum comentário:

Postar um comentário