PLANEJAMENTO 4º ANO

PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE 2014 - 4º ANO

Língua Portuguesa

Gêneros textuais
Tipologia Narrar:
Fábula (T/C)
Poema (T/C)

Tipologia Relatar:
Relato de experiência vivida (R)

Tipologia Argumentar:
Panfleto (T/C)

Tipologia Prescrever ações:
Receita Culinária (R)

Leitura, oralidade e escrita:
·               Práticas sociais de leitura de diferentes gêneros;
·               Leitura com fluência, entonação e ritmo;
·               Reconhecimento das partes de um texto;
·               Participação de exposições orais, elaborando questões, respondendo, etc.;
·               Reconhecimento dos aspectos discursivos do gênero;
·               Produção oral e escrita considerando o gênero trabalhado, levando em consideração os seguintes itens:
Ø    Clareza e coerência;
Ø    Unidade temática;
Ø    Informações completas;
Ø    Ideias bem desenvolvidas;
Ø    Sequência cronológica;
Ø    Pontuação;
Ø    Acentuação;
Ø    Paragrafação;
Ø    Legibilidade do texto;
Ø    Sequência lógica;
Ø    Ideias sem contradição;
Ø    Ideias sem ambiguidade;
Ø    Informações não redundantes;
Ø    Consistência;
Ø    Objetividade;

·               Uso do vocabulário adequado a cada circunstância;
·               Uso adequado de letras maiúsculas e minúsculas (retomada do alfabeto);
·               Fonema/letra;
·               Ortografia;
·               Uso de dicionário;
·               Sinônimos e antônimos;
·               Encontro vocálico e consonantal, dígrafos e sílaba tônica.


Matemática

Eixo números e operações:
·               Histórico dos números (breve introdução da numeração romana e egípcia);
·               Sistema de numeração decimal;
·               Agrupamentos e trocas;
·               Valor posicional: ordens e classes e registro de quantidades;
·               Leitura e escrita de numerais a partir de 1.000;
·               Composição e decomposição de numerais naturais nas diversas ordens;
·               Operações: adição, subtração, multiplicação e divisão (pela unidade).

Eixo Geometria:
·               Exploração e localização espacial em relação a objetos e locais: rua, bairro, cidade, região, estado, país e planeta;
·               Comparação entre as formas geométricas encontradas na natureza e os objetos construídos pelo homem;

Eixo Medidas:
·               Tempo: Duração e sequência temporal (hora e minuto, semana, quinzena, mês, bimestre, trimestre, semestre, ano, década e século).


História

·               A vida enquanto produção e ação coletiva: surgimento do homem;
·               A terra enquanto espaço e ação coletiva;
·               A ação de homens e mulheres no campo: grandes civilizações;
·               Os processos migratórios:
Ø    Descobrimento da América;
Ø    Descobrimento do Brasil;
Ø    Grupos Étnicos: trabalho, lazer, produção da vida material, semelhança e especificidades: primeiros habitantes.
·               Migração e rupturas:
Ø    A formação das populações locais.
·               A cultura afro descendente e indígenas.

Geografia

Eixo Formação de conceitos de espaço e tempo:
·               Noção de espaço: orientação e localização;
·               Limites, fronteiras: conceito de território;
·               Direções cardeais: localização do município, e sua inserção no estado, país, mundo;
·               Planeta Terra: oceanos e continentes;
·               Movimentos da Terra/ fusos horários (articular com o conteúdo de Ciências).


Ciências

Eixos Noção de Astronomia: Sol, Terra e outros corpos do universo:
·               Sol:
Ø    Como fonte de calor e energia;
Ø    Luz: espectro solar.
·               Movimento da Terra:
Ø    Referencial: localização do Cruzeiro do Sul;
Ø    Translação: estações do ano;
Ø    Rotação: gravidade.
·               Outros Corpos Celestes:
Ø    Iluminados: lua, planetas, asteroides, cometas.
Ø    Luminosos: estrelas.


Artes

·               Linha: retas, curvas, sinuosas e mistas;
·               Formas: figura e fundo;
·               Cor: escala tonal (clara/escura); primárias e secundárias; monocromia/policromia; quentes e frias;
·               Volume: claro e escuro.


Ensino Religioso

·               Campanha da Fraternidade
Ø    Tema: Fraternidade e Juventude;
Ø    Lema: “Eis-me aqui, envia-me!”
·               Tema: Eu, a realidade social do bairro e a natureza:
Ø    Preservação do patrimônio público;
Ø    Valorização de si e do outro, inserido no seu contexto social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário