PLANEJAMENTO
1º BIMESTRE 2014 - 4º ANO
Língua Portuguesa
Gêneros
textuais
Tipologia Narrar:
Fábula (T/C)
Poema (T/C)
Tipologia Relatar:
Relato de experiência vivida
(R)
Tipologia Argumentar:
Panfleto (T/C)
Tipologia Prescrever ações:
Receita Culinária (R)
Leitura,
oralidade e escrita:
·
Práticas sociais de leitura de diferentes
gêneros;
·
Leitura com fluência, entonação e ritmo;
·
Reconhecimento das partes de um texto;
·
Participação de exposições orais, elaborando
questões, respondendo, etc.;
·
Reconhecimento dos aspectos discursivos do
gênero;
·
Produção oral e escrita considerando o gênero
trabalhado, levando em consideração os seguintes itens:
Ø Clareza
e coerência;
Ø Unidade
temática;
Ø Informações
completas;
Ø Ideias
bem desenvolvidas;
Ø Sequência
cronológica;
Ø Pontuação;
Ø Acentuação;
Ø Paragrafação;
Ø Legibilidade
do texto;
Ø Sequência
lógica;
Ø Ideias
sem contradição;
Ø Ideias
sem ambiguidade;
Ø Informações
não redundantes;
Ø Consistência;
Ø Objetividade;
·
Uso do vocabulário adequado a cada
circunstância;
·
Uso adequado de letras maiúsculas e
minúsculas (retomada do alfabeto);
·
Fonema/letra;
·
Ortografia;
·
Uso de dicionário;
·
Sinônimos e antônimos;
·
Encontro vocálico e consonantal, dígrafos e
sílaba tônica.
Matemática
Eixo números e operações:
·
Histórico dos números (breve introdução da
numeração romana e egípcia);
·
Sistema de numeração decimal;
·
Agrupamentos e trocas;
·
Valor posicional: ordens e classes e registro
de quantidades;
·
Leitura e escrita de numerais a partir de
1.000;
·
Composição e decomposição de numerais
naturais nas diversas ordens;
·
Operações: adição, subtração, multiplicação e
divisão (pela unidade).
Eixo
Geometria:
·
Exploração e localização espacial em relação
a objetos e locais: rua, bairro, cidade, região, estado, país e planeta;
·
Comparação entre as formas geométricas
encontradas na natureza e os objetos construídos pelo homem;
Eixo
Medidas:
·
Tempo: Duração e sequência temporal (hora e
minuto, semana, quinzena, mês, bimestre, trimestre, semestre, ano, década e
século).
História
·
A vida enquanto produção e ação coletiva:
surgimento do homem;
·
A terra enquanto espaço e ação coletiva;
·
A ação de homens e mulheres no campo: grandes
civilizações;
·
Os processos migratórios:
Ø Descobrimento
da América;
Ø Descobrimento
do Brasil;
Ø Grupos
Étnicos: trabalho, lazer, produção da vida material, semelhança e
especificidades: primeiros habitantes.
·
Migração e rupturas:
Ø A
formação das populações locais.
·
A cultura afro descendente e indígenas.
Geografia
Eixo Formação de conceitos de espaço e tempo:
·
Noção de espaço: orientação e localização;
·
Limites, fronteiras: conceito de território;
·
Direções cardeais: localização do município,
e sua inserção no estado, país, mundo;
·
Planeta Terra: oceanos e continentes;
·
Movimentos da Terra/ fusos horários
(articular com o conteúdo de Ciências).
Ciências
Eixos Noção de Astronomia:
Sol, Terra e outros corpos do universo:
·
Sol:
Ø Como
fonte de calor e energia;
Ø Luz:
espectro solar.
·
Movimento da Terra:
Ø Referencial:
localização do Cruzeiro do Sul;
Ø Translação:
estações do ano;
Ø Rotação:
gravidade.
·
Outros Corpos Celestes:
Ø Iluminados:
lua, planetas, asteroides, cometas.
Ø Luminosos:
estrelas.
Artes
·
Linha: retas, curvas, sinuosas e mistas;
·
Formas: figura e fundo;
·
Cor: escala tonal (clara/escura); primárias e
secundárias; monocromia/policromia; quentes e frias;
·
Volume: claro e escuro.
Ensino
Religioso
·
Campanha da Fraternidade
Ø Tema:
Fraternidade e Juventude;
Ø Lema:
“Eis-me aqui, envia-me!”
·
Tema: Eu, a realidade social do bairro e a
natureza:
Ø Preservação
do patrimônio público;
Ø Valorização
de si e do outro, inserido no seu contexto social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário