PLANEJAMENTO EDUCAÇÃO INFANTIL

PLANEJAMENTO 1º BIMESTRE - EDUCAÇÃO INFANTIL - 2014

4.1 EIXO IDENTIDADE E AUTONOMIA
OBJETIVOS:
1. Desenvolver a imagem corporal e pessoal nas interações com o outro (adulto e criança) e com a natureza.
2. Vivenciar situações que envolvam afeto, atenção e limites, construindo vínculos.
3. Reconhecer a si e ao outro, a partir de características biológicas, psicológicas e culturais, identificando-se como único no grupo, ampliando sua    autoconfiança;                                                                                                                                                                                                                            4. Vivenciar situações que promovam a construção da autonomia.


CONTEÚDOS
PRÉ II
PRÉ III
Conhecimento do próprio corpo
Partes do corpo/funções/interdependência
F
IT
Ritmos que o corpo produz
F
IT
Gestos: uso e funções dos gestos e movimentos
F
I/T
Hábitos de higiene e alimentação
Higiene (Controle dos esfincteres, escovação, banho, etc.)
F/I/T
F/I/T
Alimentação
F/I/T
F/I/T
relaxamento
F/I/T
F/I/T
Saúde
Respeito ao próprio corpo e ao outro
F/I/T
F/I/T
Cuidado de si mesmo e do ambiente
F
I/T
Prevenção de acidentes
F
I/T
Atividades da vida cotidiana
Convivência nos diversos espaços (Coletivo e individual)
F
I/T
Direitos e deveres
F
I/T
Acontecimentos do cotidiano familiar e do grupo social
F
I/T
História da criança
História do nome
F
I/T
Reconhecimento do próprio nome
F/I/T
F/I/T
4.2 EIXO CORPO E MOVIMENTO

4.2.1 CONSCIÊNCIA CORPORAL

OBJETIVOS:
1.Conhecer o próprio corpo por meio da exploração dos movimentos, expressando-se por meio de gestos e ritmos diversificados, produzidos em jogos e brincadeiras.
2. Explorar as possibilidades de movimento do corpo.




CONTEÚDOS

PRÉ II
PRÉ III
Movimentos fundamentais:
Engatinhar, sentar, quadrupedar, levantar, andar, rolar, arrastar-se, deitar-se em diferentes posições .

F/T/I 
 F/I/T
Galopar saltar, pular,saltitar, lançar/apanhar/receber/levantar/transportar objetos, subir, correr, descer e passar por dentro.

F/T/I 
 F/I/T
Percepção corporal
Imagem corporal
F/T/I 
 F/I/T
Esquema corporal
F/T/I
F/I/T
Percepção espacial
Relação com o próprio corpo
F/T/I
F/I/T
Relação com o corpo do outro
F/T/I
F/I/T
Relação do corpo no espaço
F/T/I
F/I/T
Reprodução do movimento
Estímulos visuais
F/T/I
F/I/T
Reprodução e criação do movimento
Brinquedos cantados

F/T/I
F/I/T
Cantigas de roda

F/T/I
F/I/T
Movimentos corporais em relação
Dança

F
I
                                                                                                                                                                                                               4.2.2 LINGUAGEM CÊNICA                                                                                                                                                                     Objetivos:                                                                                                                                                                                                                                      1. Expressar ideias, sentimentos, desejos e necessidades, utilizando diferentes linguagens, reconhecendo sua função social e ampliando as possibilidades de representação simbólica;
2. Utilizar a linguagem corporal e gestual, adequando-as às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendida, expressando ideias, sentimentos, necessidades e desejos.

CONTEÚDOS
PRÉ II
PRÉ III
Organização da ação dramática a partir de:
Fatos vividos, imaginados

F
I
Histórias Infantis

F
I
Brincadeiras
F
I/T
Caracterização de
personagens
Maquiagem
F
I
Adereços
F
F


4.2.3 LINGUAGEM MUSICAL                                                                                                                                                                                      OBJETIVOS
1.Desenvolver a percepção auditiva, a produção e a fruição dos sons, sejam musicais ou não, para com eles interagir, a fim de expressar-se e comunicar-se.

CONTEÚDOS
PRÉ II
PRÉ III
Fontes sonoras
Natural
F
I/T
Cultural
F
I/T
Gêneros musicais
Músicas Infantis

F/T/I
F/I/T
Música Popular, regional, folclórica, de raízes, clássica, entre outras.

F/T/I
F/I/T




4.3 EIXO INTERCOMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

4.3.1 Linguagem Oral: Falar e Ouvir

OBJETIVOS:
1.Expressar-se verbalmente em diferentes situações de uso da linguagem oral, desenvolvendo os recursos da comunicação de forma intencional.
2. Prestar atenção na fala do outro, reproduzindo detalhes significativos.


CONTEÚDOS

PRÉ II

PRÉ III

Exposição de ideias (relatos de experiências, fatos, ações, histórias, descrição)
F
F
Consistência argumentativa (conquista por meio de gestos e percepções)
F/I
F/I
Ampliação do vocabulário
F/I
F/I



4.3.2 LINGUAGEM ICONOGRÁFICA E LINGUAGEM ESCRITA                                                                                                                               


OBJETIVOS
1. Compreender a função social da linguagem enquanto um sistema de representação e de comunicação humana construído nas relações sociais;                                                                                                                                                                                                                                                                                 2. Utilizar a linguagem para representar e comunicar ideias e conhecimentos.



CONTEÚDOS
PRÉ II
PRÉ III
Registro de ideias/significados
Desenho
F/I
F/I/T
Linguagem plástica
F/I
F/I/T
Tentativas de registro
F/I
F/I/T
Cultura escrita (prática de leitura de diferentes gêneros textuais veiculados em diferentes suportes textuais):
Espaços de circulação dos textos (no meio doméstico, rural, urbano e escolar, entre outros).
F/I/T
F/I/T
Instrumentos e tecnologias utilizados para o registro escrito (lápis, pincel, caneta, cadernos, máquinas de escrever, calculadora, computador, etc.)


F
F
Momentos de prática de leitura
Pelo educador leitor
F/I/T
F/I/T
Leitura compartilhada (educador/aluno, aluno/aluno)
F/I
F/I/T
Práticas espontâneas de leitura por parte do aluno
F/I
F/I


4.3.3 LINGUAGEM PLÁSTICA                                                                                                                                                                                                  OBJETIVOS
1.Ampliar o conhecimento de mundo, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando as características, propriedades e possibilidades de manuseio, interagindo com formas diversas de expressão artística;
2.Desenvolver o interesse pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais ou internacionais),  ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
3. Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo a sensibilidade estética, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
CONTEÚDOS
PRÉ II
PRÉ III
Percepção na natureza:
Cor
F
F/I
Percepção na produção plástica
Cor
F
F/I
Registro de ideias/significados
Colagem
F
F/I
Modelagem
F
F/I
Desenho
F/I
F/I
Pintura
F/I
F/I

4.4. EIXO CONHECIMENTO DO AMBIENTE FÍSICO, SOCIAL E CULTURAL

OBJETIVOS:
1. Estabelecer relações sociais em diferentes contextos, percebendo as interferências e modificações que ocorrem entre os grupos;
2. Compreender como integrantes do ambiente:o espaço, a paisagem e o lugar no qual está inserido.


CONTEÚDOS
PRÉ II
PRÉ III
Noções de temporalidade
(tempo histórico):
Passado, presente, futuro

F
F/I
Estudo do espaço
Exploração

F/I
F/I/T
Localização

F/I
F/I/T
Orientação espacial: perto/longe,
em  frente, atrás, aqui, ao lado, entre, dentro/fora, em cima/embaixo, lá

F/I
F/I/T
Relações nos diferentes
ambientes
Participação/interação

F/I
F/I/T
Cooperação/solidariedade

F/I
F/I/T
Relações de poder (respeito, liderança, conflitos, agressividade, medo, confiança)
F/I
F/I/T
Espaços de convivência/circulação
(casa, escola, rua, igreja, clube,
praça, hospitais, comércio, outros)
Preservação
F
F/I


4.5 EIXO NOÇÕES LÓGICO-MATEMÁTICAS
OBJETIVOS
1. Explorar as noções matemáticas relativas à quantidade, ao espaço físico e à medida, utilizando a linguagem oral, a linguagem matemática e a linguagem gráfica em situações da realidade social, objetivando a formação de conceitos.
CONTEÚDOS
PRÉ II
PRÉ III
Noções básicas de:
Classificação
F
F/I
Seriação
F
F/I
Conservação
F
F/I
Inclusão
F
F/I
Sequenciação
F
F/I
Comparação
F
F/I
Medidas




Tempo
Antes, agora, depois, cedo e tarde, lento e rápido, depressa e devagar.

F
F/I
Duração e sucessão (organização da rotina)

F
F/I
Medida padrão (hora) como necessidade

F
F
Lógicas
temporais
Dia/noite, ontem/hoje; amanhã, tarde, semana, mês, ano
F
F
Posição
Dentro, fora (no plano e no espaço) embaixo, em cima, atrás de, na frente de, ao lado de, primeiro, último e entre de frente, de costas, acima, abaixo, à direita, à esquerda, aberta/fechada.

F
F/I
Direção e sentido
Para cima, para baixo, para o lado, para frente, para trás, para a direita, para a esquerda, uma volta, meia volta.

F
F/I
Noções de geometria
Relação
espacial
Perto de, mais baixo que, na frente de, atrás de, ao lado de, à direita de, à esquerda de.

F
F/I
Semelhanças e diferenças entre os objetos culturais e as formas encontradas na natureza
F
F/I
Sólidos
geométricos
(tridimensional)
Possibilidades de: empilhar, desempilhar, encaixar, desencaixar, enfileirar, encher, esvaziar.


F
F/I
Figuras
planas
(bidimensional)
Características
F
F/I


Nenhum comentário:

Postar um comentário