PLANEJAMENTO
1º BIMESTRE - EDUCAÇÃO INFANTIL - 2014
4.1 EIXO IDENTIDADE E
AUTONOMIA
|
||||||||
OBJETIVOS:
1. Desenvolver a imagem corporal e pessoal nas interações com o outro (adulto e criança) e com a natureza. 2. Vivenciar situações que envolvam afeto, atenção e limites, construindo vínculos. 3. Reconhecer a si e ao outro, a partir de características biológicas, psicológicas e culturais, identificando-se como único no grupo, ampliando sua autoconfiança; 4. Vivenciar situações que promovam a construção da autonomia. |
||||||||
CONTEÚDOS
|
PRÉ II
|
PRÉ III
|
||||||
Conhecimento
do próprio corpo
|
Partes do corpo/funções/interdependência
|
F
|
IT
|
|||||
Ritmos que o corpo produz
|
F
|
IT
|
||||||
Gestos: uso e funções dos gestos e movimentos
|
F
|
I/T
|
||||||
Hábitos
de higiene e alimentação
|
Higiene (Controle dos esfincteres, escovação, banho, etc.)
|
F/I/T
|
F/I/T
|
|||||
Alimentação
|
F/I/T
|
F/I/T
|
||||||
relaxamento
|
F/I/T
|
F/I/T
|
||||||
Saúde
|
Respeito ao próprio corpo e ao outro
|
F/I/T
|
F/I/T
|
|||||
Cuidado de si mesmo e do ambiente
|
F
|
I/T
|
||||||
Prevenção de acidentes
|
F
|
I/T
|
||||||
Atividades
da vida cotidiana
|
Convivência nos diversos espaços (Coletivo e individual)
|
F
|
I/T
|
|||||
Direitos e deveres
|
F
|
I/T
|
||||||
Acontecimentos do cotidiano familiar e do grupo social
|
F
|
I/T
|
||||||
História
da criança
|
História do nome
|
F
|
I/T
|
|||||
Reconhecimento do próprio nome
|
F/I/T
|
F/I/T
|
||||||
4.2 EIXO CORPO E
MOVIMENTO
|
||||||||
4.2.1 CONSCIÊNCIA CORPORAL
OBJETIVOS: 1.Conhecer o próprio corpo por meio da exploração dos movimentos, expressando-se por meio de gestos e ritmos diversificados, produzidos em jogos e brincadeiras. 2. Explorar as possibilidades de movimento do corpo. |
||||||||
CONTEÚDOS
|
PRÉ II
|
PRÉ III
|
||||||
Movimentos
fundamentais:
|
Engatinhar, sentar, quadrupedar, levantar, andar, rolar,
arrastar-se, deitar-se em diferentes posições .
|
F/T/I
|
F/I/T
|
|||||
Galopar saltar, pular,saltitar,
lançar/apanhar/receber/levantar/transportar objetos, subir, correr, descer e
passar por dentro.
|
F/T/I
|
F/I/T
|
||||||
Percepção
corporal
|
Imagem corporal
|
F/T/I
|
F/I/T
|
|||||
Esquema corporal
|
F/T/I
|
F/I/T
|
||||||
Percepção
espacial
|
Relação com o próprio corpo
|
F/T/I
|
F/I/T
|
|||||
Relação com o corpo do outro
|
F/T/I
|
F/I/T
|
||||||
Relação do corpo no espaço
|
F/T/I
|
F/I/T
|
||||||
Reprodução
do movimento
|
Estímulos visuais
|
F/T/I
|
F/I/T
|
|||||
Reprodução
e criação do movimento
|
Brinquedos cantados
|
F/T/I
|
F/I/T
|
|||||
Cantigas de roda
|
F/T/I
|
F/I/T
|
||||||
Movimentos
corporais em relação
|
Dança
|
F
|
I
|
|||||
4.2.2
LINGUAGEM CÊNICA
Objetivos:
1. Expressar
ideias, sentimentos, desejos e necessidades, utilizando diferentes
linguagens, reconhecendo sua função social e ampliando as possibilidades de
representação simbólica;
2. Utilizar a linguagem corporal e gestual, adequando-as às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendida, expressando ideias, sentimentos, necessidades e desejos. |
||||||||
CONTEÚDOS
|
PRÉ II
|
PRÉ III
|
||||||
Organização
da ação dramática a partir de:
|
Fatos vividos, imaginados
|
F
|
I
|
|||||
Histórias Infantis
|
F
|
I
|
||||||
Brincadeiras
|
F
|
I/T
|
||||||
Caracterização
de
personagens |
Maquiagem
|
F
|
I
|
|||||
Adereços
|
F
|
F
|
||||||
4.2.3 LINGUAGEM MUSICAL
OBJETIVOS
1.Desenvolver a percepção auditiva, a produção e a fruição dos sons, sejam musicais ou não, para com eles interagir, a fim de expressar-se e comunicar-se. |
||||||||
CONTEÚDOS
|
PRÉ II
|
PRÉ III
|
||||||
Fontes
sonoras
|
Natural
|
F
|
I/T
|
|||||
Cultural
|
F
|
I/T
|
||||||
Gêneros
musicais
|
Músicas Infantis
|
F/T/I
|
F/I/T
|
|||||
Música Popular, regional, folclórica, de raízes, clássica, entre
outras.
|
F/T/I
|
F/I/T
|
||||||
4.3 EIXO
INTERCOMUNICAÇÃO E LINGUAGENS
|
||||
4.3.1 Linguagem Oral: Falar e Ouvir
OBJETIVOS: 1.Expressar-se verbalmente em diferentes situações de uso da linguagem oral, desenvolvendo os recursos da comunicação de forma intencional. 2. Prestar atenção na fala do outro, reproduzindo detalhes significativos. |
||||
CONTEÚDOS
|
PRÉ II
|
PRÉ III
|
||
Exposição de ideias (relatos de experiências, fatos, ações,
histórias, descrição)
|
F
|
F
|
||
Consistência argumentativa (conquista por meio de gestos e
percepções)
|
F/I
|
F/I
|
||
Ampliação do vocabulário
|
F/I
|
F/I
|
||
4.3.2 LINGUAGEM ICONOGRÁFICA E LINGUAGEM ESCRITA
OBJETIVOS
1. Compreender a função social da linguagem enquanto um sistema de representação e de comunicação humana construído nas relações sociais; 2. Utilizar a linguagem para representar e comunicar ideias e conhecimentos. |
||||
CONTEÚDOS
|
PRÉ II
|
PRÉ III
|
||
Registro
de ideias/significados
|
Desenho
|
F/I
|
F/I/T
|
|
Linguagem plástica
|
F/I
|
F/I/T
|
||
Tentativas de registro
|
F/I
|
F/I/T
|
||
Cultura
escrita (prática de leitura de diferentes gêneros textuais veiculados em
diferentes suportes textuais):
|
Espaços de circulação dos textos (no meio doméstico, rural,
urbano e escolar, entre outros).
|
F/I/T
|
F/I/T
|
|
Instrumentos e tecnologias utilizados para o registro escrito
(lápis, pincel, caneta, cadernos, máquinas de escrever, calculadora,
computador, etc.)
|
F
|
F
|
||
Momentos
de prática de leitura
|
Pelo educador leitor
|
F/I/T
|
F/I/T
|
|
Leitura compartilhada (educador/aluno, aluno/aluno)
|
F/I
|
F/I/T
|
||
Práticas espontâneas de leitura por parte do aluno
|
F/I
|
F/I
|
||
4.3.3 LINGUAGEM PLÁSTICA
OBJETIVOS
1.Ampliar o conhecimento de mundo, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando as características, propriedades e possibilidades de manuseio, interagindo com formas diversas de expressão artística; 2.Desenvolver o interesse pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais ou internacionais), ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura; 3. Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo a sensibilidade estética, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação. |
||||
CONTEÚDOS
|
PRÉ II
|
PRÉ III
|
||
Percepção
na natureza:
|
Cor
|
F
|
F/I
|
|
Percepção
na produção plástica
|
Cor
|
F
|
F/I
|
|
Registro
de ideias/significados
|
Colagem
|
F
|
F/I
|
|
Modelagem
|
F
|
F/I
|
||
Desenho
|
F/I
|
F/I
|
||
Pintura
|
F/I
|
F/I
|
4.4. EIXO CONHECIMENTO
DO AMBIENTE FÍSICO, SOCIAL E CULTURAL
|
||||
OBJETIVOS:
1. Estabelecer relações sociais em diferentes contextos, percebendo as interferências e modificações que ocorrem entre os grupos; 2. Compreender como integrantes do ambiente:o espaço, a paisagem e o lugar no qual está inserido. |
||||
CONTEÚDOS
|
PRÉ II
|
PRÉ III
|
||
Noções
de temporalidade
(tempo histórico): |
Passado, presente, futuro
|
F
|
F/I
|
|
Estudo
do espaço
|
Exploração
|
F/I
|
F/I/T
|
|
Localização
|
F/I
|
F/I/T
|
||
Orientação espacial: perto/longe,
em frente, atrás, aqui, ao lado, entre, dentro/fora, em cima/embaixo, lá |
F/I
|
F/I/T
|
||
Relações
nos diferentes
ambientes |
Participação/interação
|
F/I
|
F/I/T
|
|
Cooperação/solidariedade
|
F/I
|
F/I/T
|
||
Relações de poder (respeito, liderança, conflitos,
agressividade, medo, confiança)
|
F/I
|
F/I/T
|
||
Espaços
de convivência/circulação
(casa, escola, rua, igreja, clube, praça, hospitais, comércio, outros) |
Preservação
|
F
|
F/I
|
4.5 EIXO NOÇÕES
LÓGICO-MATEMÁTICAS
|
||||
OBJETIVOS
1. Explorar as noções matemáticas relativas à quantidade, ao espaço físico e à medida, utilizando a linguagem oral, a linguagem matemática e a linguagem gráfica em situações da realidade social, objetivando a formação de conceitos. |
||||
CONTEÚDOS
|
PRÉ II
|
PRÉ III
|
||
Noções
básicas de:
|
Classificação
|
F
|
F/I
|
|
Seriação
|
F
|
F/I
|
||
Conservação
|
F
|
F/I
|
||
Inclusão
|
F
|
F/I
|
||
Sequenciação
|
F
|
F/I
|
||
Comparação
|
F
|
F/I
|
||
Medidas
|
||||
Tempo
|
Antes, agora, depois, cedo e tarde, lento e rápido, depressa e
devagar.
|
F
|
F/I
|
|
Duração e sucessão (organização da rotina)
|
F
|
F/I
|
||
Medida padrão (hora) como necessidade
|
F
|
F
|
||
Lógicas
temporais |
Dia/noite, ontem/hoje; amanhã, tarde, semana, mês, ano
|
F
|
F
|
|
Posição
|
Dentro, fora (no plano e no espaço) embaixo, em cima, atrás de,
na frente de, ao lado de, primeiro, último e entre de frente, de costas,
acima, abaixo, à direita, à esquerda, aberta/fechada.
|
F
|
F/I
|
|
Direção
e sentido
|
Para cima, para baixo, para o lado, para frente, para trás, para
a direita, para a esquerda, uma volta, meia volta.
|
F
|
F/I
|
|
Noções
de geometria
|
Relação
espacial |
Perto de, mais baixo que, na frente de, atrás de, ao lado de, à
direita de, à esquerda de.
|
F
|
F/I
|
Semelhanças e diferenças entre os objetos culturais e as formas
encontradas na natureza
|
F
|
F/I
|
||
Sólidos
geométricos (tridimensional) |
Possibilidades de: empilhar, desempilhar, encaixar, desencaixar,
enfileirar, encher, esvaziar.
|
F
|
F/I
|
|
Figuras
planas (bidimensional) |
Características
|
F
|
F/I
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário